quinta-feira, 25 de outubro de 2012

ESTUDO INDUTIVO DA BÍBLIA

Exemplificado pela leitura do livro de Marcos, capítulo 5.

1. Observação: Essa habilidade nos ajuda a responder à pergunta “O que a Bíblia diz?”. Tornamo-nos cientes dos detalhes do texto, encontramos palavras-chave, contrastes, comparações, repetições e também o uso de perguntas. Vamos praticar respondendo às seguintes perguntas em relação a Marcos 5:
O que as pessoas da Decápolis dos gerasenos conheciam sobre “o homem endemoninhado”?
Agora, observe nos versos 18-20 o que Jesus queria que seu “troféu de graça” fizesse. Compare isso como o que o homem queria.

2. Interpretação: Essa ferramenta responde à pergunta: “O que significa isso?” Este passo levanta questões sobre as observações feitas no texto: “O que significa esta palavra, frase ou afirmação?” “Por que o autor usou esta palavra ou frase em particular?” “O que está implícito nesta ilustração?” Essas são chamadas de perguntas de compreensão. Esse passo só é possível depois de minucioso tempo gasto na observação.
Leia novamente os versículos 18-20. Quais são as implicações na comparação entre o que o homem queria e o que Jesus queria que ele fizesse?
O que significam essas implicações para os personagens envolvidos nesses versos?

3. Personalização: Essa ferramenta auxilia na resposta à pergunta: “O que esta passagem ou ideia significa para minha vida?” Procuramos nos identificar com os personagens, as ações ou as circunstâncias do texto.
Reveja os versos 21-25, relacionando-os com os versos finais do capítulo. Identifique-se com o pai. Como ele deve ter se sentido?
Observação: Enquanto procurava chegar urgentemente à casa, Jesus foi interrompido por uma anônima mulher doente e tomou tempo para ouvir sua história.
Pergunta: Como pai, que atitudes e sentimentos você acha que ele abrigava?
O que você teria tentado dizer?
Identifique-se com a mulher e responda às mesmas perguntas.
Tente se identificar com os discípulos.
Perguntas de personalização: Em relação a Marcos 5, qual destas declarações Jesus diria a você? Aonde você precisa ir a fim de encontrar a cura?
“Vá em paz e fique livre do seu sofrimento” (v. 34, NVI).
“Não tenha medo; tão-somente creia” (v. 36, NVI).
“Eu lhe ordeno, levante-se!” (v. 41, NVI).

4. Aplicação: Esta última etapa do método indutivo de estudo da Bíblia é a mais importante, por causa das perguntas: O que posso fazer hoje ou nesta semana para começar a viver de acordo com os princípios que descobri? O que, especificamente, vou fazer, ou obedecer?

(LES Out a Dez 2012, pg. 25)